Conheça o que faz e qual a importância do médico otorrino!

23 de agosto de 2021 Stella Sem categoria 0 Comentários

Você sabe o que faz um médico otorrinolaringologista? A palavra complicada pode mais parecer um trava línguas, mas essa é uma das especialidades mais completas e importantes que existe! Na etimologia do termo, o prefixo “oto” remete aos ouvidos (otite = inflamação nos ouvidos). Já “rino” vem do latim rhinos, que quer dizer nariz (rinite = inflamação no nariz). Daí também vem a palavra rinoceronte, que é um animal com chifre no nariz! Por fim, o “laringo” se refere à laringe, ou, de uma forma mais popular e generalista, nossa garganta!

Para simplificar, esses profissionais carinhosamente apelidados de otorrinos, cuidam de problemas relacionados a toda a região dos ouvidos, nariz e garganta, como audição, respiração, voz, saúde das cordas vocais, deglutição (mastigar e engolir) e muito mais, como distúrbios do sono e estética facial.

Vários sintomas podem motivar a procura por um otorrino, lembrando que nunca devemos tentar adivinhar ou tratar nenhuma doença sozinhos, pois corremos o risco de até mesmo de agravar o quadro existente! Listamos a seguir alguns dos mais conhecidos:

Obstrução nasal;

Secreção nasal;

Problemas de olfato;

Sangramento nasal;

Dor de cabeça;

Dor na face;

Problemas de equilíbrio;

Tontura;

Dificuldades auditivas ou surdez;

Zumbido no ouvido;

Secreção no ouvido;

Sangramento no ouvido;

Dor de ouvido;

Dor de garganta;

Lesões na boca ou na língua;

Tosse;

Rouquidão;

Roncos;

Pigarro, entre outros.

Cuidado e prevenção devem ser contínuos

Além de tratar problemas conhecidos, como sinusite, labirintite e asma, ter o acompanhamento de um otorrinolaringologista também é super importante na prevenção de enfermidades em todas as fases da vida. A fala, o olfato, a respiração, a audição e o equilíbrio são algumas das funções dos sentidos mais importantes para nosso bem estar e qualidade de vida, influenciando na nossa relação com o mundo e até mesmo na nossa profissão. Via de regra, não devemos esperar até que os sintomas estejam visíveis, mas algumas situações e idades merecem uma atenção ainda mais cuidadosa, como atletas, cantores, professores, profissionais que trabalham em locais muito barulhentos, fumantes, pessoas com histórico familiar de doenças relacionadas à área, crianças em fase de alfabetização e idosos.

Faça do otorrino um verdadeiro aliado da sua saúde! Caso você apresente um ou mais dos sintomas acima, não deixe de procurar ajuda médica! A Tríade tem profissionais de alto nível que poderão oferecer o melhor diagnóstico e tratamento.

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)