A psicologia é a disciplina que engloba o tratamento dos problemas psicológicos que podem ocorrer nas diferentes etapas da vida do ser humano. Abrange modalidades de atendimento como psicodiagnóstico, psicoterapia adulto e infantil, ludoterapia para crianças, orientação aos pais, etc.
A psicoterapia é um método de tratamento para dificuldades emocionais, visando remover sintomas ou ressignificar experiências traumáticas, além de colaborar para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Nos atendimentos psicológicos, com a ajuda do profissional, é possível perceber os sentimentos, pensamentos e comportamentos que são prejudiciais, e encontrar soluções para os conflitos, gerando bem estar emocional.
Podemos dizer que a psicoterapia funciona como abrir um leque e ampliar as possibilidades, ou seja, colaborar para uma maior visão e compreensão de seu mundo interno e sua interação com o mundo externo. Neste caso, o paciente poderá rever, entender e pensar sobre a causa de suas atitudes, assim como, encontrar possíveis soluções que sejam geradoras de bem estar.
No primeiro atendimento é realizada uma entrevista, para que se possa conhecer e mapear o que envolve o problema. Baseado nestes dados, será feito o diagnóstico para dar seqüência aos atendimentos.
Considera-se importante a empatia entre paciente-terapeuta, para que ambos sintam-se agradavelmente bem, num ambiente tranqüilo, seguro, e confiável, e que aja transparência para se obter um bom resultado.
A eficácia da psicoterapia é comprovada e é indicada para diferentes tipos de problemas e dificuldades, como:
- Ansiedade;
- Auto-estima;
- Depressão;
- Insônia;
- Estresse;
- Estresse pós-traumático;
- Resolução de conflitos;
- Transtornos de humor;
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
- Pânico;
- Fobia;
- Situações emergenciais que exijam intervenções rápidas;
- Luto ou perdas;
- Remoção de defesas patológicas;
- Alívio de sintomas agudos; entre outros.
É bom lembrar que cada pessoa é um ser único e diferente. Portanto, cada caso merece um estudo personalizado, levando-se em consideração as questões individuais de cada um.
Muitas pessoas buscam a psicoterapia em casos de emergência. Outras vêem nos atendimentos psicológicos a oportunidade de viver ainda melhor, adicionando em seu dia a dia momentos para relaxar e pensar em si mesmas. O que funciona de forma profilática, podendo evitar problemas futuros, colaborando para a saúde nos pensamentos e mais qualidade de vida.
Perguntas mais frequentes
O que é a Psicoterapia?
A psicoterapia é um processo de ajuda, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Através de um clima receptivo e de confiança visa a favorecer a livre expressão das emoções, angústias e dificuldades vividas por aqueles que a ela se submetem. É um espaço, cujo objetivo é dar condições para que a pessoa fortaleça a capacidade de autogerenciamento, permitindo-lhe tomar para si o rumo da própria vida.
Como funciona a Psicoterapia?
Geralmente, trata-se de encontros com 50 minutos de duração, uma vez na semana (em alguns casos, duas vezes por semana). Não há um tempo pré-definido para o término do processo psicoterapêutico, dependendo das questões de cada cliente.
Por que eu deveria fazer psicoterapia? Será que eu preciso?
Sabemos que a decisão de iniciar uma psicoterapia pode ser bastante difícil, porém, em algum momento das nossas vidas, a necessidade de uma ajuda psicológica pode surgir. Podemos estar passando por algum problema ou sofrimento e não conseguimos superá-los, não estamos satisfeitos com o andamento de nossas vidas ou simplesmente não estamos felizes, sem ao menos percebermos o motivo. Daí a necessidade de procurar uma ajuda.
Como escolher um bom profissional?
Ao buscar um psicoterapeuta, a pessoa encontrará profissionais com diferentes estilos e técnicas de atendimento. O importante é você conhecer este profissional e sentir-se confiante e seguro com ele. A Tríade trabalha com a Abordagem Centrada na Pessoa.
Uma Introdução à Psicoterapia
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir, como transtornos psicopatológicas, crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, crises profissionais, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, etc.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vinculo e relação interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos e mesmo de muitas doenças.
A psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais conjuntamente participantes na produção da existência humana e seus problemas.Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida. Esta é uma fundamental quando as pessoas se vêem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, perdas, desemprego ou envelhecimento, por exemplo.
A psicoterapia é um espaço especial de atenção às dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-los. Seus resultados demonstram uma grande potência de transformação de vidas. T odos os últimos avanços na área da Psicologia e Psicoterapia têm permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos.
As várias aplicações da Psicoterapia
A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da personalidade, com resultados evidentes em diversas situações como:
- tratamento de vários transtornos como pânico, fobias, depressão, anorexia, bulimia, frigidez, impotência, etc.
- resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais etc.
- crises existenciais, transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)
- aprendizado do auto-gerenciamento, da capacidade de lidar com os efeitos do estresse, dialogando com os sentimentos e os desafios e problemas que a vida apresenta.
- aquisição de auto-conhecimento, reflexão e descoberta de novos modos de conduzir a própria vida .
- fortalecimento para aprender a lidar com todos os tipos de doenças.
- amadurecimento pessoal.
Os tipos de Psicoterapia
Há alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e a configuração dos problemas.
Os principais tipos são:
- Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
- Psicoterapia de Grupo
- Psicoterapia de Casal
- Psicoterapia de Família
- Psicoterapia Institucional
- Atendimento em situações de Emergência e Crise