Processamento Auditivo
A Clínica Tríade está pronta para lhe atender e esclarecer, contando com profissionais altamente qualificados e equipamentos de alta tecnologia. Vale ressaltar que os resultados dos testes de processamento auditivo devem ser analisados em conjunto com as características acadêmicas e comportamentais do indivíduo, por isso o contato com a escola e outros profissionais envolvidos no caso em questão é primordial para nós que nos preocupamos com o indivíduo como um ser único e especial.
Nossa missão é avaliar nossos pacientes dentro de uma visão holística, proporcionando uma maior qualidade de vida aos mesmos.
O serviço de Audiologia da Clínica Tríade contribui ativamente para o diagnóstico dos distúrbios de audição incluindo entre outros a Avaliação Processamento Auditivo, que se caracteriza por um conjunto de habilidades auditivas como detecção, localização, discriminação, memória e atenção sonora, comandadas pelo tronco encefálico. Estas habilidades auditivas são necessárias para que o indivíduo interprete o que ouve.
Diagnóstico Precoce
Quanto mais rápido se detectar uma alteração no processamento auditivo das informações, mais eficaz poderá ser o atendimento que o indivíduo estiver inserido, estabelecendo-se diretrizes e critérios específicos que possam auxiliar na elaboração de um programa de trabalho específico e individualizado.
Habilidades treinadas
As habilidades auditivas no processamento auditivo podem ser treinadas em cabina acusticamente tratada que poderão auxiliar, e muito, no processo terapêutico que o indivíduo esteja inserido, seja ele fonoaudiológico ou psicopedagógico.
Quando encaminhar
Os encaminhamentos para a avaliação do processamento auditivo por meio de testes comportamentais devem ser feitos quando houver:
- História de antecedentes de otites médias freqüentes na infância;
- História de dificuldade na fala (trocas articulatórias, omissões e substituições, entre outras);
- Queixa de desatenção;
- Queixa de desorganização;
- Queixa de desconforto a sons e ruídos na presença de audiometria tonal liminar normal;
- Queixa de não ouvir ou não compreender o que os outros dizem, mesmo com audiometria tonal liminar normal;
- História de dificuldades na aprendizagem (leitura e escrita).
Manifestações comportamentais
Os indivíduos com alteração do processamento auditivo podem apresentar uma ou mais das seguintes manifestações comportamentais (PEREIRA, 1996):
- Atenção ao som prejudicada;
- Dificuldade de escutar e compreender em ambiente ruidoso;
- Problemas de linguagem expressiva envolvendo regras da língua (estrutura gramatical);
- Problemas de produção da fala envolvendo os fonemas /r/ e /l/, principalmente;
- Dificuldade de compreender palavras com duplo sentido (piada);
- Problemas de escrita quanto a inversões de letras, orientação espacial (direita/esquerda);
- Disgrafias;
- Dificuldade de compreender o que lê;
- Distraídos, agitados, hiperativos ou muito quietos;
- Desajustados (ou brinca com crianças mais novas, ou com adultos mais tolerantes);
- Tendência ao isolamento (sentem-se frustrados ao notarem suas falhas, no lar ou na escola);
- Desempenho escolar inferior em leitura, gramática, ortografia e matemática;
O desempenho escolar pode ser melhorado ou agravado, dependendo de fatores tais como:
- Posição do aluno na sala de aula;
- Tamanho da classe;
- Nível de ruído ambiental;
- Fala do professor quanto ao nível de intensidade e clareza de voz.
Treinamento Auditivo
O Treinamento Auditivo (TA) é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala. O TA envolve a estimulação da função auditiva na resolução de sinais acústicos, bem como envolve um trabalho de orientação aos terapeutas envolvidos no caso, pais, educadores e a melhora do ambiente acústico. De acordo com a literatura, há evidências de que programas de TA podem melhorar as funções auditivas, sendo tal afirmação fundamentada no fato de que o sucesso do treinamento é baseado na plasticidade neural. (Musiek et al,1999)
Os principais objetivos do TA são fortalecer os processos e as habilidades auditivas além de facilitar as estratégias de compensação; dessensibilização da fala em presença de ruído ou de qualquer interferência; estimulação mono e binaural; análise e síntese fonêmica; identificação do padrão de frequência, duração e intensidade dos sons; evocação e discriminação de sons verbais e não verbais em sequência; atenção auditiva sustentada, seletiva e dividida. A dificuldade de cada tarefa do TA em cabina audiométrica, ou com utilização de fones e softwares específicos de treinamento auditivo, é regulada para cada sessão com o objetivo de manter o índice de acertos versus erros, já que é algo a ser controlado de maneira matemática.
Acreditamos que o aprendizado é um processo dinâmico que requer a participação ativa do indivíduo com tarefas motivantes, e desta forma procuramos minimizar as possíveis dificuldades apresentadas na vida acadêmica e social de nossos pacientes.