Você sabe o que faz um médico otorrinolaringologista? A palavra complicada pode mais parecer um trava línguas, mas essa é uma das especialidades mais completas e importantes que existe! Na etimologia do termo, o prefixo “oto” remete aos ouvidos (otite = inflamação nos ouvidos). Já “rino” vem do latim rhinos, que quer dizer nariz (rinite = inflamação no nariz). Daí também vem a palavra rinoceronte, que é um animal com chifre no nariz! Por fim, o “laringo” se refere à laringe, ou, de uma forma mais popular e generalista, nossa garganta!
Para simplificar, esses profissionais carinhosamente apelidados de otorrinos, cuidam de problemas relacionados a toda a região dos ouvidos, nariz e garganta, como audição, respiração, voz, saúde das cordas vocais, deglutição (mastigar e engolir) e muito mais, como distúrbios do sono e estética facial.
Vários sintomas podem motivar a procura por um otorrino, lembrando que nunca devemos tentar adivinhar ou tratar nenhuma doença sozinhos, pois corremos o risco de até mesmo de agravar o quadro existente! Listamos a seguir alguns dos mais conhecidos:
Obstrução nasal;
Secreção nasal;
Problemas de olfato;
Sangramento nasal;
Dor de cabeça;
Dor na face;
Problemas de equilíbrio;
Tontura;
Dificuldades auditivas ou surdez;
Zumbido no ouvido;
Secreção no ouvido;
Sangramento no ouvido;
Dor de ouvido;
Dor de garganta;
Lesões na boca ou na língua;
Tosse;
Rouquidão;
Roncos;
Pigarro, entre outros.
Cuidado e prevenção devem ser contínuos
Além de tratar problemas conhecidos, como sinusite, labirintite e asma, ter o acompanhamento de um otorrinolaringologista também é super importante na prevenção de enfermidades em todas as fases da vida. A fala, o olfato, a respiração, a audição e o equilíbrio são algumas das funções dos sentidos mais importantes para nosso bem estar e qualidade de vida, influenciando na nossa relação com o mundo e até mesmo na nossa profissão. Via de regra, não devemos esperar até que os sintomas estejam visíveis, mas algumas situações e idades merecem uma atenção ainda mais cuidadosa, como atletas, cantores, professores, profissionais que trabalham em locais muito barulhentos, fumantes, pessoas com histórico familiar de doenças relacionadas à área, crianças em fase de alfabetização e idosos.
Faça do otorrino um verdadeiro aliado da sua saúde! Caso você apresente um ou mais dos sintomas acima, não deixe de procurar ajuda médica! A Tríade tem profissionais de alto nível que poderão oferecer o melhor diagnóstico e tratamento.