Muitos são os estudos e as perspectivas acerca do desenvolvimento infantil. Um processo inerente ao ser humano, complexo e que envolve tantas questões merece a atenção da sociedade em geral. Começando na infância, a aprendizagem é o processo por meio do qual adquirimos conhecimentos básicos acerca da vida, da sociedade, comportamentos e valores.
Outro fato que não se pode ignorar é que o papel dos pais e dos educadores tem grande importância nesse processo, como incentivadores, observadores e estimuladores. Se você é pai ou mãe e deseja entender melhor como estimular, na medida certa, o desenvolvimento dos pequenos pegue estas dicas e comece o quanto antes:
Comece pelo estímulo lúdico
O brincar desenvolve a linguagem, a atenção, a expressão corporal e a espontaneidade, por isso, é a grande aposta para começar. A brincadeira ainda proporciona mais motivação por ser algo divertido. Jogos como quebra cabeça, jogo da memória, livros e atividades que envolvam música e dramatização funcionam muito bem.
Reserve tempo
É essencial que o momento da aprendizagem seja especial e adequado. A criança precisa de atenção e espaço para isso. Separe, portanto, um espaço na agenda para, junto com o (s) pequeno (s) aproveitar ao máximo aquela atividade.
Use a tecnologia a seu favor
Ao contrário do que muitos pensam, os recursos tecnológicos podem funcionar como ferramentas de aprendizagem. Desde que haja supervisão por parte dos responsáveis e moderação no uso pelas crianças, é possível estimular, por exemplo, a leitura e a atenção.
Não pule etapas
Proponha atividades e brinquedos adequados à idade da criança. Além disso, o excesso de atividades pode gerar stress nos pequenos. Não estimule em excesso, com frequência acima do recomendado. Afinal, crianças também precisam de tempo ocioso que, por sua vez, gera aprendizado indireto.
E aí, o que achou das dicas?
Acompanhe mais conteúdos como esse em nosso blog