17 set

Mais acolhimento e menos tabus: setembro é mês de prevenção ao suicídio.

Stella Sem categoria 0 Comentários

Setembro é o mês oficial de combate ao suicídio, com diversas ações de conscientização envolvendo entidades públicas, conselhos de classe da área da saúde, empresas privadas e terceiro setor. A campanha Setembro Amarelo foi lançada em 2014, para gerar discussões e esclarecimentos acerca de um assunto que ainda hoje é cercado por tabus e preconceitos. Junto com ela foi instituído o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é comemorado em 10 de setembro.

 

Ainda que o número de suicídios em todo o mundo passe de um milhão todos os anos, com tendência acelerada de crescimento, permanece uma visão preconceituosa em relação à pessoa que tenta ou ameaça se matar, marcada por um discurso culpabilizante ligado à religião e a julgamentos morais. No entanto, diversos estudos mostram que na realidade a quase totalidade das pessoas que morrem de suicídio possuíam doenças mentais não tratadas. Dentre elas, mais da metade jamais teve a oportunidade de visitar nenhum profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

 

A OMS já considera que as doenças psiquiátricas serão o grande mal das próximas décadas, assumindo contornos de uma verdadeira pandemia. Por esse motivo, é tão importante começarmos a falar abertamente sobre as causas e tratamentos de doenças como depressão, transtorno bipolar e de personalidade, esquizofrenia, entre outras. Criar espaços de escuta e acolhimento, assim como democratizar o acesso a medicamentos e outras técnicas que possam trazer alívio para o paciente é fundamental.

 

Se você pensa ou alguma vez já pensou que gostaria de morrer ou sumir, saiba que isso é não é nenhuma vergonha. Pelo contrário, é tão humano quanto a alegria e prazer. Todos nós estamos sujeitos à dor e ao sentimento de angústia. E também estamos sujeitos ao adoecimento, que muitas vezes nos impede de olhar com clareza para a nossa real situação. Prevenir o suicídio também é entender que não há fraqueza em falar sobre a morte, nem em pedir ajuda.

 

Para acolher e orientar pessoas com pensamentos suicidas, existe o CVV – Centro de Valorização da Viva, que funciona 24 horas por dia através do número 188. Para mais informações, materiais de divulgação e cartilhas de orientação também é possível acessar o site oficial da Campanha Setembro Amarelo. E caso precise de atendimento profissional, nossos psicólogos estão prontos para oferecer o espaço ideal para você se cuidar, respeitando sua dor e acolhendo você por inteiro.

23 ago

Conheça o que faz e qual a importância do médico otorrino!

Stella Sem categoria 0 Comentários

Você sabe o que faz um médico otorrinolaringologista? A palavra complicada pode mais parecer um trava línguas, mas essa é uma das especialidades mais completas e importantes que existe! Na etimologia do termo, o prefixo “oto” remete aos ouvidos (otite = inflamação nos ouvidos). Já “rino” vem do latim rhinos, que quer dizer nariz (rinite = inflamação no nariz). Daí também vem a palavra rinoceronte, que é um animal com chifre no nariz! Por fim, o “laringo” se refere à laringe, ou, de uma forma mais popular e generalista, nossa garganta!

LEIA MAIS

05 ago

O Dia Nacional da Saúde e os cuidados de todos os dias

Stella Sem categoria 0 Comentários

Cuidar da saúde é importante todos os dias do ano, mas aqui no Brasil temos um específico para lembrar de como isso é importante. O Dia Nacional da Saúde é comemorado na data de 05 de agosto, desde 1967. Esse dia foi escolhido em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872 e foi muito importante na história do combate e erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. Foi ele que fundou o Instituto Soroterápico Federal, que depois seria rebatizado de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em sua homenagem. Para entender sua importância, basta lembrar que a Fiocruz é até hoje uma das principais referências do país no tema, sendo responsável pela produção no Brasil da vacina contra COVID da AstraZeneca.

LEIA MAIS

24 jun

Cuidando dos idosos e vivendo melhor a terceira idade

Stella Sem categoria 0 Comentários

O perfil etário da população brasileira vem mudando muito nas últimas décadas. De um país majoritariamente composto por jovens, os dados vêm mostrando a cada ano uma tendência ao envelhecimento da população. Hoje, de acordo com o IBGE, o Brasil já tem mais de 30 milhões de idosos, o que corresponde a 14,3% da população. O número já é semelhante ao de países desenvolvidos, como os EUA, que tem pouco mais de 16% de pessoas com 65 anos ou mais. E algumas cidades brasileiras já possuem mais de 20% de idosos, como Vitória/ES e Santos/SP.

LEIA MAIS

11 jun

Teste da orelhinha: o que é e qual a sua importância?

Stella Sem categoria 0 Comentários

Já está cientificamente comprovado que a audição e a fala cumprem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual das crianças. É através delas que passamos a compreender o mundo, e o aprendizado da linguagem é nossa principal forma de dar significado ao mundo à nossa volta. É por isso que sempre falamos aqui sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento da fala e linguagem das crianças. O que muita gente não sabe é que mesmo crianças que acabaram de nascer podem já apresentar sintomas de perda auditiva, e a falta de detecção imediata desses problemas pode atrasar os tratamentos e levar a outros problemas de ordem neurológica.

LEIA MAIS

24 maio

Benefícios e cuidados com a tecnologia no ambiente familiar

Stella Sem categoria 0 Comentários

A tecnologia avança cada vez mais rápido, provocando transformações em todos os ambientes, seja no mercado de trabalho, na educação, nos relacionamentos, no lazer e também no ambiente familiar. A infância que maioria das crianças vai experimentar hoje é radicalmente diferente daquela vivida por seus pais, e é justamente por isso que é necessário estar atento e entender o papel das novas tecnologias dentro do ambiente doméstico, uma vez elas tanto podem tanto contribuir de forma muito positiva quanto também atrasar o desenvolvimento infantil ou até trazer problemas.

LEIA MAIS

05 maio

Convivência familiar e saúde das crianças durante a quarentena

Stella Sem categoria 0 Comentários

Mais de um ano se passou, e se muitos pensavam que as restrições impostas pela quarentena do Coronavírus teriam um fim rápido, hoje as famílias já se vêem em uma rotina completamente diferente, que ainda traz desafios, mas também oportunidades. Com as escolas ainda fechadas na maior parte do país, cabe aos pais assumirem alguns novos papéis e transformarem outros, aprofundando o vínculo com as crianças e promovendo o bem-estar tanto físico quanto mental.

LEIA MAIS

23 abr

Descobrindo e acompanhando o desenvolvimento da fala e linguagem das crianças

Stella Sem categoria 0 Comentários

O desenvolvimento da fala e da linguagem do bebê é ao mesmo tempo um dos aspectos mais emocionantes e que geram mais ansiedade nos pais, mais até do que os primeiros passos. Afinal, é através da fala que e da linguagem que a criança mostra sua evolução cognitiva, abrindo portas para um mundo de aprendizado e descobertas. Também é a partir delas que podem ser expressados os mais variados tipos de sentimentos e emoções, aprofundando o relacionamento com as pessoas e com o ambiente.

LEIA MAIS

Categorias