20 jan

Desenvolvimento infantil: como estimular

Stella Sem categoria 0 Comentários

Muitos são os estudos e as perspectivas acerca do desenvolvimento infantil. Um processo inerente ao ser humano, complexo e que envolve tantas questões merece a atenção da sociedade em geral. Começando na infância, a aprendizagem é o processo por meio do qual adquirimos conhecimentos básicos acerca da vida, da sociedade, comportamentos e valores.

LEIA MAIS

26 nov

Você sabe o que é Dislexia?

Stella Sem categoria 0 Comentários

A palavra “dislexia” é derivada do grego “dis” (dificuldade) e “lexia”(linguagem). De acordo com a definição oficial da Associação Internacional de Dislexia (IDA), ela é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit inesperado em relação à idade nos componentes fonológicos da linguagem e em outras habilidades cognitivas.

LEIA MAIS

26 nov

Os atrasos no desenvolvimento durante o primeiro ano

Stella Sem categoria 0 Comentários

O que significa um “atraso no desenvolvimento”?

Este termo é usado pelos médicos quando uma criança não atingiu um marco esperado em seu desenvolvimento. Por exemplo, se o intervalo normal para aprender a andar é entre os 9 e os 18 meses, e uma criança de 20 meses ainda não começou a andar, isso seria considerado um atraso. Há muitos tipos de atrasos no desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, e eles podem ocorrer em uma ou mais áreas, tais como: coordenação motora grossa, coordenação motora fina, desenvolvimento da linguagem, cognição, área socioafetiva, entre outras.

LEIA MAIS

03 nov

Tudo que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

Stella Sem categoria 0 Comentários

O movimento Novembro Azul é uma iniciativa que busca conscientizar os homens sobre a importância de prevenção do câncer de próstata, com ações e campanhas educativas em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens. Para se ter uma ideia da importância dessa discussão, basta dizer que de acordo com as estatísticas, um em cada seis homens irá desenvolver a doença em algum momento de sua vida. Além disso, um em cada 36 morre em decorrência do problema.

LEIA MAIS

09 out

Câncer de mama: descobrir para se proteger

Stella Sem categoria 0 Comentários

Câncer de mama: descobrir para se proteger.

O câncer ainda é uma doença cercada de tabus, e muita gente evita até falar no assunto, como se ignorar o problema pudesse fazê-lo desaparecer ou tornar sua realidade menos incômoda. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Homens também pode ter câncer de mama, mas o correspondem a apenas 1% dos casos. Porém, para todos os casos, os médicos são unânimes em dizer que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a chance de cura, de até 95%. Ou seja, é preciso, sim, discutir o tema e fazer o máximo de mulheres se conscientizarem sobre a importância de tomar todos os cuidados, conhecendo o próprio corpo e buscando ajuda assim que perceberem qualquer sintoma.

LEIA MAIS

08 set

Onze passos para ajudar seu bebê começar a falar e progredir mais rápido!

Stella Sem categoria 0 Comentários

Ele mal abre a boca e os pais já começam a imaginar coisas, de tão esperada que é a primeira palavra do bebê. Qualquer balbucio ou gemido é entendido como o primeiro sinal de que a criança vai começar a falar – e haja expectativa em torno desse desenvolvimento. Normalmente, a partir dos seis meses, o bebê já expressa as primeiras sílabas, como “bababa” ou “papapa”. Com 12 meses, já há chances de ouvir “mamãe” ou “papai”.

LEIA MAIS

01 set

Setembro Amarelo, para valorizar e acolher a vida.

Stella Sem categoria 0 Comentários

O suicídio é um dos temas mais cercados de confusões e preconceitos ao longo da história. Nas diversas religiões, é tratado com um grande “pecado”, impondo uma grande culpa àquele que sequer cogita tirar a própria vida. Convertido em tabu, é também um dos assuntos que as pessoas mais tem dificuldade de falar, reduzindo as possibilidades de ajuda. Foi para mudar essa situação e a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu em 2003 a data de 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na esteira dos esforços para desmistificar o problema, surgiu em 2015, a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

LEIA MAIS

18 ago

As maiores lições que aprendi ao me tornar pai

Stella Sem categoria 0 Comentários

1 – Ser presente e ativo é muito importante

A base das habilidades cognitivas, emocionais e físicas do seu bebê são construídas nos primeiros 1.000 dias de vida. Esses primeiros anos são moldados pelas interações que as crianças têm com os adultos em suas vidas. E isso é uma verdade para qualquer cuidador, mas inúmeros estudos mostram que os bebês cujos pais interagem mais com eles têm um potencial cognitivo mais alto e melhores notas na escola no futuro. O impacto nas habilidades socioafetivas é ainda maior: as crianças cujos pais são mais envolvidos crescem e se tornam curiosas, comunicativas e mais resilientes em relação ao estresse, às frustrações e às adversidades.

LEIA MAIS

29 jul

Dicas práticas para incluir seu bebê nas refeições da família

Stella Sem categoria 0 Comentários

Seu bebê já cresceu muito – este é um ótimo momento para começar a incluí-lo nas refeições em família! Normalmente a partir dos sete meses já é possível começar! Apesar de não estar pronto para comer tudo o que sua família come, seu bebê pode começar a experimentar diferentes texturas, consistências e sabores. Ele pode experimentar pequenos pedaços da mesma comida que os outros estão comendo, desde que a adição de sal ou açúcar seja limitada. Também é um bom momento para introduzir a colher e o copo, se você ainda não fez isso. Sentado ao redor da mesa, seu bebê poderá ver os demais membros da família comendo com talheres e bebendo em copos, e não há nada mais excitante para um bebê do que poder imitar seus pais.

LEIA MAIS

29 jul

Sintomas e melhores tratamentos para infecção no ouvido das crianças

Stella Sem categoria 0 Comentários

As infecções de ouvido, também conhecidas como otite ou infecção do ouvido médio, são causadas por bactérias e vírus. Eles causam um bloqueio na trompa de Eustáquio (parte da orelha) que afeta a orelha média. Eles geralmente surgem após um resfriado ou outra infecção respiratória. Essas infecções são altamente comuns em crianças e são uma das razões pelas quais eles costumam ir ao médico.

LEIA MAIS

Categorias