Um cromossomo a mais. Nenhum direito a menos.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Isso porque as pessoas que nascem com essa condição possuem uma alteração no cromossomo 21, que ao invés de ser constituído por um par é composto por três conjuntos de genes (trissomia do 21). A data foi criada em 2006 pela Down Syndrome International. E o interessante é que o Brasil teve um papel fundamental para que essa iniciativa se tornasse global! De acordo com a instituição, as associações brasileiras de suporte à síndrome de down ajudaram a criar uma campanha internacional em busca de apoio e, em 2011, o país apresentou à ONU a proposta de inserir o evento como parte do seu calendário anual, dando muito mais projeção à causa.

Hoje, o dia 21 de março é marcado por comemorações e eventos de conscientização nos 192 países associados às Nações Unidas. É dia de lembrar que diferente do que muitos pensam, a Síndrome de Down não é uma doença, e que as pessoas que possuem essa característica têm dificuldades e potencialidades, como todo mundo.

 

Para o ano de 2021, o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down enfatiza a ideia de estabelecer conexões, aproximando as pessoas e criando uma grande rede de apoio que envolva instituições públicas e privadas, escolas e empresas. A ideia é mostrar que cabe a todos nós incluir, apoiar e lutar para que os portadores de Síndrome de Down tenham seus direitos respeitados e, mais além, sejam também dignos de todo o nosso carinho, cuidado e paciência.

 

Vale lembrar que quando falamos em inclusão, estamos lutando por uma mudança de mentalidade, não apenas em relação à Síndrome de Down, mas de todas as pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade. De acordo com a ONU, em todo o mundo mais de  1.3 bilhão de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Isso corresponde a 16% de toda a população mundial!

 

Numerosas pesquisas indicam de uma forma clara e consistente que uma educação inclusiva pode oferecer benefícios de curto e longo prazo para todos. Entre os resultados observados, podemos citar a construção de amizades mais significativas, aumento do respeito e aceitação entre as pessoas, aumento da generosidade e sentimento coletivo, melhores resultados acadêmicos, entre muitos outros.

 

Desse modo, nosso convite para esse dia 21 de março é que cada um possa aproveitar a data para compreender um pouco mais a síndrome de Down e seus portadores, assim como todas as outras deficiências, contribuindo ativamente para ajudar a estabelecer conexões de afeto e valorização. Mais do que promover um espaço de acolhimento e força dentro da própria clínica, o que todos aqui na Tríade queremos é que esse tipo de apoio se estenda para todos os lugares!

Leia Também