Tudo que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata

O movimento Novembro Azul é uma iniciativa que busca conscientizar os homens sobre a importância de prevenção do câncer de próstata, com ações e campanhas educativas em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens. Para se ter uma ideia da importância dessa discussão, basta dizer que de acordo com as estatísticas, um em cada seis homens irá desenvolver a doença em algum momento de sua vida. Além disso, um em cada 36 morre em decorrência do problema.

O que causa o câncer de próstata?

Como todos os outros cânceres, não existe uma causa única e nem determinante. De acordo com pesquisas, um conjunto de fatos pode influenciar no aumento das chances de se desenvolver a doença, como questões hormonais, genéticas, hábitos alimentares e condiçôes ambientais. Os riscos aumentam conforme a idade, sendo que de cada 10 casos diagnosticados, 6 são entre homens com mais de 65 anos de idade. Também é importante observar o histórico familiar. As chances de aparecimento do câncer de próstata aumentam em até 50% quando há casos com parentes próximos como pai ou irmãos.

Quais os possíveis sintomas do câncer de próstata?

Quais os sintomas que podem ser indícios de câncer de próstata? Ao urinar, fique de olho em sintomas como a sensação de que a bexiga não esvaziou completamente, dificuldade de iniciar a passagem da urina, de interromper seu fluxo, ou em qualquer tipo de dor. Observe também a ocorrência de dores nos testículos, região lombar, pélvis, na bacia ou no joelho. Também podem ocorrer problemas para manter conseguir ou manter a ereção.

Como posso prevenir o Câncer de Próstata?

Assim como outros tipos de câncer, ter hábitos saudáveis contribui para reduzir os riscos de ocorrência da doença. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e controlar o peso é fundamental para uma boa saúde. Os exames preventivos devem ser feitos anualmente por todos os homens com mais de 50 anos de idade, ou antes, quando existirem casos na família. O exame físico de toque retal é a forma mais segura de diagnosticar a doença de forma precoce. Ele é indolor, rápido e pode indicar detectar anormalidades na próstata. Infelizmente, por preconceito, muitos homens não fazem o exame, colocando em risco sua saúde e até mesmo a própria vida. Existem outros exames que podem indicar o estágio da doença, como o de dosagem PSA (Antígeno Prostático Específico), a biópsia e a cintilografia óssea.

Junte-se a essa causa!

Mesmo que você não seja homem ou esteja entre os grupos de maior risco da doença, também pode fazer a sua parte, incentivando os parentes e amigos a se prevenirem, e ajudando a disseminar boas informações, ao compartilhar artigos como este, por exemplo. Caso seja homem e tenha mais de 45 anos, não conte com a sorte! Quando diagnosticado cedo, o câncer de próstata tem altas chances de cura. Cuide de si mesmo para cuidar de quem você ama.