Respeito e cuidado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007 pela ONU, para ajudar a promover debates e difundir informações sobre o tema, e é isso que vamos fazer hoje!

Aqui na Tríade sempre tivemos muitos pacientes com diversos níveis de autismo, e essa diversidade é a primeira coisa que alguém que deseja ficar por dentro do tema precisa entender. Não existe apenas um tipo de autismo, e nenhum autista é igual ao outro, variando enormemente nos sintomas e cuidados necessários. Por isso motivo, chamamos essa condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O que é o Transtorno do Espectro Autista?

O TEA é um tipo de deficiência mental que se manifesta principalmente através de dificuldades em duas grandes áreas: comunicação social e comportamento. Pessoas com transtorno autista apresentam dificuldades de socialização, expressão verbal e não verbal.

Entre os principais sintomas do espectro autista podemos citar a dificuldade de manter contato visual por mais de 2 segundos, não atender quando chamado pelo nome ou isolar-se, demonstrando pouco interesse por outras crianças. Costumam também ter interesses muito específicos e restritos, além de apresentarem comportamentos sem função aparente, como fazer movimentos repetitivos, alinhar ou girar objetos e repetir frases fora do contexto e sem objetivo.

Causas do autismo e estatísticas

Primeiramente, é importante frisar que o autismo não é uma doença e, portanto, não possui cura, exigindo tratamentos especializados durante toda a vida. Uma pesquisa realizada em 2019 com mais de 2 milhões de indivíduos mostrou que os fatores genéticos são os mais importantes para o surgimento dos sintomas, determinando entre 97% e 99% das causas, estando o restante ligado a fatores ambientais. O Transtorno do Espectro Autista é, portanto, uma condição herdada geneticamente dos pais. Já existem mais de 900 genes mapeados como fatores de risco até agora.

A ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro autista, a maioria ainda sem qualquer diagnóstico ou tratamento. Somente no Brasil, seriam 2 milhões de pessoas. Sabe-se também que a taxa de incidência do autismo é 4,3 vezes maior em meninos. É por esse motivo que a cor oficial das campanhas de conscientização é o azul.

Autistas em busca de respeito e inclusão

Pela primeira vez no Brasil a campanha de conscientização acontece de forma unificada, com um único tema. Para os anos de 2020 e 2021, o mote é “Respeito para todo o espectro”, com a promoção da hashtag #respectro. São esperados eventos em todo o mundo. A Revista do Autismo, por exemplo, promoverá um congresso online no dia 02 de abril, em comemoração à data. As inscrições são gratuitas. A ONU também fará no dia 08 de abril um evento virtual com o tema: Inclusão no trabalho: desafios e oportunidades em um mundo pós-pandêmico. As inscrições também são gratuitas, e a transmissão será em inglês.

Tendo você ou não alguém próximo com autismo, não deixe de procurar as instituições de apoio da sua região, ajudando a divulgar as iniciativas de apoio à causa. E caso observe 3 ou mais dos sintomas citados em uma criança que ainda não possui diagnóstico, procure ou incentive a busca por ajuda especializada. Quanto mais cedo se iniciarem os tratamentos, melhores e mais rápidos os resultados. Caso precise de qualquer orientação ou tratamento, a Tríade tem uma equipe multidisciplinar completa, com ampla experiência na área! Com informação, carinho e uma rede de apoio, podemos quebrar barreiras em busca de oportunidades e respeito para autistas em todo o espectro!

Leia Também