Onze passos para ajudar seu bebê começar a falar e progredir mais rápido!

Ele mal abre a boca e os pais já começam a imaginar coisas, de tão esperada que é a primeira palavra do bebê. Qualquer balbucio ou gemido é entendido como o primeiro sinal de que a criança vai começar a falar – e haja expectativa em torno desse desenvolvimento. Normalmente, a partir dos seis meses, o bebê já expressa as primeiras sílabas, como “bababa” ou “papapa”. Com 12 meses, já há chances de ouvir “mamãe” ou “papai”.

É claro que algumas crianças podem demorar um pouco mais, e aí entra o papel dos pais. Algumas investigações podem ser realizadas para estimular a fala do seu bebê, e a ajuda de um fonoaudiólogo é sempre muito bem-vinda também! Para que esse desenvolvimento da linguagem das crianças ocorra dentro do esperado, a Tríade preparou uma série de dicas e cuidados. Siga cada um dos passos e aproveite aproveite para curtir cada momento!

  • PASSO 1: DIGA SEMPRE A PRONÚNCIA CORRETA!
    Desde os primeiros meses, o bebê tenta imitar o que vê: movimentos de boca, piscadas de olhos, sorrisos, entre outras ações. Com os sons, não é diferente. A criança aprende observando, daí a importância de falar corretamente com ela. Se o bebê aprender errado, vocês podem ter um trabalho danado mais tarde para conseguir corrigir.
  • PASSO 2: FALAR DE FORMA NATURAL!
    Não fique infantilizando a voz quando for falar com o bebê, como falar no diminutivo e em tom mais fino. É preciso que ele se sinta inserido nas conversas entre os pais com o máximo de naturalidade. Fale de forma simples, com boa entonação, destacando os nomes de objetos e pessoas.
  • PASSO 3: OLHE PARA ELE E MOSTRE O SEU ROSTO!
    O contato visual é muito importante para estimular a afetividade e serve de incentivo para o bebê se espelhar em você. Quando a criança consegue ver os movimentos faciais e da boca, entende o modo como o som é produzido e pode imitar melhor.
  • PASSO 4: CUIDADO COM A EUFORIA!
    Quando o bebê começa a balbuciar as primeiras palavras, vale incentivá-lo mostrando que você está contente, mas isso tem limite. Muita euforia por causa da ansiedade dos pais pode assustar a criança e atrapalhar o seu desenvolvimento. Procure deixá-lo confortável, evitando gritar ou chamar a família toda ao menor sinal de balbucio.
  • PASSO 5: PEÇA AJUDA AO IRMÃO MAIS VELHO!
    O bebê consegue diferenciar uma criança de um adulto e pode aprender e imitar mais rápido com ele. Pedir ao irmão que brinque com o bebê também faz com que o mais velho se sinta importante em vez de excluído. Se o bebê for o primeiro filho, vale a pena procurar o contato com outras crianças.
  • PASSO 6: NÃO DEIXE A CRIANÇA ACOMODADA!
    Mimar demais prejudica tanto o comportamento quanto o desenvolvimento do bebê. Se tudo o que ele quer está na frente dele toda hora, sem precisar chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação. O mimo em excesso pode impedir que a criança explore o seu mundo e faz com que ela perca a curiosidade para aprender.
  • PASSO 7: BRINQUE BASTANTE!
    O ato de brincar também é ensinar. Pais que se divertem com a criança não só estimulam o aprendizado dela como eles mesmos passam a olhar e entender como é o próprio filho, quais são os seus comportamentos. O bebê que vive em um ambiente estressante e cheio de tensões pode ter mais dificuldades para se desenvolver de forma saudável.
  • PASSO 8: DESLIGUE RÁDIO, TELEVISÃO E COMPUTADOR!
    A competição da fala dos pais com o som de outros aparelhos pode atrapalhar o entendimento e a concentração do bebê. Não que esses meios de comunicação sejam prejudiciais, mas não podem ser o principal elemento de estimulação, porque não são meios naturais de desenvolvimento da fala e linguagem.
  • PASSO 9: APROVEITE SITUAÇÕES DA ROTINA!
    Quanto mais a criança for exposta à linguagem, melhor será para seu desenvolvimento. Portanto, dizer o que você está fazendo com ele na hora do banho, de dormir, cozinhando, guardando roupas ou em outros momentos do dia. Pode parecer que o bebê não está entendendo nada, mas não se engane: o cérebro dele já está memorizando as palavras.
  • PASSO 10:  CONTE HISTÓRIAS
    Momentos deliciosos de encantamento ajudam muito no desenvolvimento do seu bebe. Contar histórias é um deles. Invente, leia livrinhos de bebês (até na hora do banho), mude a voz para introduzir personagens, assim estará apresentando para ele vocabulário, imaginação e o amor pela leitura.
  • PASSO 11: CANTE MÚSICAS
    Cante, cante músicas infantis, envolva seu bebê nesse universo de ritmos e de alegria. Marque algumas ações que você está fazendo ou vai fazer com uma música. Utilize ritmos e amplie o universo de seu bebê! Ele vai adorar.

E ai, gostou dessas dicas para estimular a fala do seu bebê? Conhece alguma outra? Conte para a gente? As primeiras palavras de uma criança são uma fonte de alegria para toda a família, e o aprendizado pode seguir estimulante por muitos anos! Lembre-se também de contar com ajuda profissional em caso de dificuldades, nossa equipe está aqui para ajudar.

Leia Também