Qualquer dúvida, procure orientação.
Durante o período de aquisição e desenvolvimento de linguagem, alguns distúrbios podem ocorrer, como a omissão de alguns fonemas (sons da fala) Ex: “pato” no lugar de prato, trocas, Ex: “tasa” para casa ou distorções, onde o som do fonema não fica muito claro, ex: quando a criança apresenta projeção de língua (deglutição atípica), o som de sua fala também pode ficar alterado – ceceio frontal e/ou lateral.
Além destes distúrbios que envolvem principalmente a articulação, também podem ocorrer alterações no ritmo e/ou velocidade da fala, as chamadas disfluências ou gagueiras, ex: repetições, prolongamentos, bloqueios, hesitações e uso excessivo de pausas. Algumas crianças apresentam problemas de voz, por utilizarem de forma abusiva e/ou inadequada. Para um bom desenvolvimento de linguagem da fala, o sistema motor oral que compreende lábios, língua, dentes, mandíbula e palato devem estar adequado.
Crianças que utilizam chupeta e/ou mamadeira por longo tempo, possuem hábitos de roer unhas, chupar o dedo, morder os lábios, etc; ou, ainda que apresentam problemas nas vias aéreas superiores como rinites, hipertrofia de adenóides, etc., geralmente têm alteração no crescimento ósseo da face, o que leva a um desequilíbrio muscular dos órgãos fonoarticulatórios e à inadequação das funções neurovegetativas.
A influência dos pais nos casos descritos acima é fundamental, pois quanto maior o envolvimento deles no processo de crescimento da criança e conseqüentemente no desenvolvimento da criança, mais facilmente irão identificar se algo não está ocorrendo bem com seu filho. A partir da identificação de que algo não está bem, é importante que procurem um profissional para que seja feita uma avaliação e se necessário a terapia. Também durante o tratamento a influência dos pais é decisiva, pois eles irão participar ativamente do processo, compreendendo o trabalho do profissional irão incentivar a criança e participar das atividades orientadas pelo profissional durante o processo terapêutico.
A Fonoaudióloga é a profissional que deverá ser procurada nos casos onde ocorram quaisquer distúrbios da comunicação humana, sejam eles na linguagem oral ou escrita. Porém, caso haja necessidade, o tratamento também será feito juntamente com outros especialistas, como Psicólogos, Ortodontistas, Otorrinolaringologistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Neurologistas, etc.
Nos casos descritos acima, é importante que o profissional seja procurado para que seja feita uma avaliação e seja verificado se o que está acontecendo é compatível ou não com a etapa de desenvolvimento da criança. Esperar que o tempo resolva o problema pode resultar no agravamento do mesmo. O período que antecede a alfabetização e, portanto, o período de desenvolvimento da linguagem oral deve ser cuidadosamente observado para que não haja prejuízos na etapa da escolaridade.
Alguns problemas durante a gestação ou parto, ou mesmo nos primeiros meses de vida da criança, podem levá-la a um atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem. O meio ambiente também influencia este processo. Estimulando-as a falar, os adultos promoverão um desenvolvimento de linguagem mais cedo do que aqueles que ao primeiro sinal da criança dão o que ela deseja, sem que ela sinta a necessidade de solicitar algo por meio da fala.
Também é importante lembrar que a escrita é o resultado do desenvolvimento da criança como um todo, sendo possível, portanto que a criança apresente algumas dificuldades com o código gráfico, caso ela tenha tido dificuldades com a linguagem oral.
A audiologia educacional consiste na indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas em crianças e adultos, através de testes objetivos e subjetivos.
A Estimulação Precoce é uma série de exercícios para desenvolver as capacidades da criança, de acordo com a fase do desenvolvimento em que ela se encontra.
O Centro Audiológico com equipamentos de alta tecnologia para realização de exames para o diagnósticos e detecção precoce de possíveis perdas auditivas.
A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo minimizar os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível.
Atua na prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de comunicação oral e escrita, voz, audição e funções orofaciais a todas as faixas etárias.
Uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas, envolvendo as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.
Tratamento para dificuldades emocionais, visando remover sintomas ou ressignificar experiências traumáticas, além de colaborar para o crescimento e desenvolvimento pessoal.
A Reeducação Postural Global é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano considerando as necessidades individuais de cada paciente.
A Terapia Ocupacional (T.O.) trata de forma preventiva, curativa e reabilitadora, visando a qualidade de vida de seus pacientes.
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