Você sabia que até 2030 o número de idosos ultrapassará o de crianças?

17 de agosto de 2021 Stella Sem categoria 0 Comentários

O envelhecimento da população está acontecendo. Com as diversas mudanças sócio-econômicas que aconteceram e vêm acontecendo no Brasil, é inevitável que, em algum momento, tenhamos mais pessoas idosas do que jovens no Brasil. E este marco pode estar mais próximo do que você imagina!

Segundo o Ministério da Saúde, em um estudo feito em 2016, o Brasil tinha a maior população idosa do planeta (em quinto lugar). A previsão é de que, até o ano de 2030, o número de idosos será maior do que o de crianças!

Já segundo o IBGE, o ano será um pouco diferente. De acordo com os dados do Instituto, será no ano de 2039 que a população de 65 anos ou mais será maior do que a de crianças menores de 15 anos.

De qualquer maneira, estamos bem próximos desse acontecimento. Mas por que o número de idosos está aumentando? Estamos preparados para garantir uma velhice digna à nossa população? O que podemos fazer? Fique aqui com a gente que nós te mostramos!

 

Por que a população idosa está aumentando no Brasil?

De maneira muito simples, isso acontece por dois motivos principais: diminuição na taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. Quando somados, é natural que resulte em um aumento da população idosa em relação à jovem.

Mas quais são os motivos que contribuem para isso? Com os atuais papéis da mulher no mercado de trabalho e com as mudanças na composição das famílias brasileiras, também com o maior conhecimento e uso da população dos métodos contraceptivos, houve, nos últimos anos, uma queda nas taxas de fertilidade e nupcialidade.

Não somente, com os avanços da tecnologia e da medicina, assim como com a ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, da maior cobertura de saneamento básico e com aumento do nível de escolaridade e renda dos brasileiros, a expectativa de vida das pessoas no Brasil aumentou consideravelmente.

Dessa forma, explicando de maneira objetiva, menos pessoas estão nascendo e os cidadãos estão vivendo cada vez por mais tempo. Assim, logicamente, temos cada vez menos jovens e cada vez mais idosos.

 

Como as pessoas idosas estão amparadas?

Existe uma real preocupação da nossa lei de garantir uma velhice digna a todos os nossos cidadãos. O maior exemplo que temos de proteção aos idosos é o Estatuto do Idoso (Lei no 10.741/2003).

Com intuito de proteger pessoas com 60 anos ou mais, o Estatuto do Idoso prevê direitos como a vida, liberdade, respeito, dignidade, alimentação, convivência familiar e comunitária e saúde.

Não somente, existem diretrizes específicas na seara da saúde para assegurar que as pessoas idosas estejam bem amparadas e protegidas. Por meio da Portaria GM/MS nº 2.528 de 2006, foi implementada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que prevê direitos e obrigações como:

  • Direito ao envelhecimento ativo e saudável.
  • Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
  • Estímulo às ações intersetoriais.
  • Fortalecimento do controle social.
  • Garantia de orçamento.
  • Incentivo aos estudos e pesquisas.

 

A importância de cuidar dos idosos

Envelhecer é um processo natural e que traz muitas mudanças no corpo e na mente de uma pessoa. Entender esse processo e compreender todo o meio em que o idoso vive é fundamental para que nós tenhamos mais atenção à sua saúde.

Mesmo com hábitos saudáveis e vida ativa, inevitavelmente essa fase da vida irá trazer algum tipo de fragilidade, sendo necessário que os idosos sejam bem amparados, tudo isso em um ambiente livre de estresse.

Ter pessoas que se importam e que cuidam do idoso fará com que ele tenha um aumento em sua qualidade de vida e em sua evolução clínica, reduzindo o risco de complicações.

Depois de passar por anos de vida, nada mais justo que estarmos bem e dignos para aproveitar os nossos Anos Dourados. Cuidar é um ato de amor. Assim como seus pais cuidaram de você durante a sua infância, em algum momento será a sua vez de retribuir todo o amor e carinho ao cuidar deles durante e velhice!

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)