Teste da orelhinha: o que é e qual a sua importância?

11 de junho de 2021 Stella Sem categoria 0 Comentários

Já está cientificamente comprovado que a audição e a fala cumprem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual das crianças. É através delas que passamos a compreender o mundo, e o aprendizado da linguagem é nossa principal forma de dar significado ao mundo à nossa volta. É por isso que sempre falamos aqui sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento da fala e linguagem das crianças. O que muita gente não sabe é que mesmo crianças que acabaram de nascer podem já apresentar sintomas de perda auditiva, e a falta de detecção imediata desses problemas pode atrasar os tratamentos e levar a outros problemas de ordem neurológica.


 

É por isso que existe o Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal. O exame é tão importante que se tornou obrigatório por lei. Os hospitais e maternidades devem realizar o procedimento gratuitamente, logo nos primeiros dias de vida do bebê. O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado antes da alta hospitalar. Trata-se de um procedimento bem simples e rápido, que não dói e nem tem contraindicações. Consiste, basicamente, em produzir um estímulo sonoro e depois medir seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha da criança.

 

O que acontece caso o Teste da Orelhinha detecte algum problema?

 

Caso o teste dê resultados alterados em apenas uma orelhinha, normalmente o médico solicita a repetição do exame após um mês. Como é feito nos primeiros dias de vida, ocorre de ainda haver líquido amniótico nos ouvidos. Caso exista alteração nas duas orelhinhas, deve ser feito um encaminhamento para um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. Então, novos exames e testes serão realizados. Muitas vezes o indício de perda auditiva é descartado nessa fase.

 

Caso realmente seja detectado algum problema, o bebê e sua família deve começar um programa de intervenção precoce, para avaliar o uso de aparelhos de amplificação e terapia fonoaudiológica. Em todos os casos, é importante contar sempre com um profissional de confiança, que irá tranquilizar, orientar o tratamento e tirar todas as dúvidas.

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)