Sintomas e melhores tratamentos para infecção no ouvido das crianças

As infecções de ouvido, também conhecidas como otite ou infecção do ouvido médio, são causadas por bactérias e vírus. Eles causam um bloqueio na trompa de Eustáquio (parte da orelha) que afeta a orelha média. Eles geralmente surgem após um resfriado ou outra infecção respiratória. Essas infecções são altamente comuns em crianças e são uma das razões pelas quais eles costumam ir ao médico.

Quando os bebês têm infecções de ouvido, a parte do meio fica inchada e pode se encher de líquido. Isso pode ser muito desconfortável para crianças. Na maioria das vezes, essas infecções melhoram por conta própria. Geralmente, os sintomas desaparecem após alguns dias e, em uma ou duas semanas, não há sintomas ou desconforto. Às vezes, nem é necessário administrar medicamentos, mas, ocasionalmente, os médicos podem recomendar antibióticos para tratar a infecção.

Por outro lado, infecções de ouvido crônicas podem levar a um problema de audição. Portanto, é importante notificar o seu médico se seu filho tiver uma infecção no ouvido, especialmente se você notar que isso ocorre com frequência.

Quais são as causas das infecções de ouvido infantis?

As infecções de ouvido em bebês são mais comuns nos primeiros dois a quatro anos de vida. Isso ocorre principalmente pelos seguintes motivos:

• As trompas de Eustáquio são mais curtas e horizontais, o que facilita a entrada de bactérias ou vírus. Além disso, os tubos são estreitos e macios, favorecendo a obstrução.
  • Os adenóides, ou tecidos da garganta, são grandes e podem cobrir e entupir uma parte dos tubos.
  • A presença em creches ou pré-escolas pode aumentar o risco de infecção.
  • Eles são mais comuns em meninos do que em meninas, especialmente naqueles com histórico familiar de infecções.

Quais são os sintomas das infecções de ouvido nas crianças?

Os principais sintomas de infecção são:

• Dor de ouvido, problemas para dormir, choro e inquietação incomuns.
  • Falta de apetite, vazamento ou acúmulo de líquido no ouvido.
  • Febre, náusea e vômito.
  • Verifique também se seu bebê não responde a perguntas ou sons calmos ou se ele puxa seus ouvidos.

Como posso diminuir a dor de ouvido do meu filho?

1. Se você notar que seu filho tem uma infecção no ouvido, não hesite em levá-lo ao pediatra. Não dê nenhuma medicação por conta própria.
  2. Coloque um pano quente sobre a orelha afetada. Você pode passar uma fralda com o ferro quente.
  3. Siga as instruções do seu pediatra, como tomar medicamentos prescritos ou gotas no ouvido.
  4. Ofereça líquidos e comidas pastosas. Sopas, purês, iogurtes e papinhas de frutas. Muitas vezes a dor de ouvido do bebê também está relacionada à dor de garganta, e ele pode ter dificuldade de engolir.

Como reduzo o risco de meu bebê adquirir uma infecção no ouvido?

1. Lembre-se de lavar as mãos com freqüência e certifique-se de que as mãos do seu filho também estejam limpas.
  2. Acompanhe as vacinas, algumas das quais ajudam a prevenir infecções.
  3. Evite o contato com pessoas com infecção, principalmente do trato respiratório.
  4. Se você fuma, certifique-se de que seu filho não inale o fumo passivo, pois isso pode contribuir para infecções de ouvido.
  5. Não deixe o bebê o mamar deitado.

Lembre-se, a dor no ouvido nem sempre é devido a uma infecção. Às vezes, a dor ocorre quando os dentes entram, quando o pequenino tem um objeto preso no ouvido ou por causa de tampões de cera. Qualquer que seja o motivo, é melhor entrar em contato com seu pediatra para identificar a causa e receber indicações para um tratamento adequado.