O Dia Nacional da Saúde e os cuidados de todos os dias

5 de agosto de 2021 Stella Sem categoria 0 Comentários

Cuidar da saúde é importante todos os dias do ano, mas aqui no Brasil temos um específico para lembrar de como isso é importante. O Dia Nacional da Saúde é comemorado na data de 05 de agosto, desde 1967. Esse dia foi escolhido em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872 e foi muito importante na história do combate e erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. Foi ele que fundou o Instituto Soroterápico Federal, que depois seria rebatizado de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em sua homenagem. Para entender sua importância, basta lembrar que a Fiocruz é até hoje uma das principais referências do país no tema, sendo responsável pela produção no Brasil da vacina contra COVID da AstraZeneca.

Apesar de ser um assunto recorrente nos meios de comunicação, muitas vezes as pessoas não possuem a consciência de que o cuidado com a saúde vai muito além de ir ao médico quando percebe que algo não vai bem, ou tomar os remédios na hora certa. O conceito de cuidado integral em saúde, que usamos na Tríade, busca ver o ser humano de uma forma completa, se preocupando com todos os aspectos que impactam em sua qualidade de vida, como a capacidade de se expressar e se relacionar com as pessoas, sua saúde mental, sua relação com os alimentos e muitos outras coisas, que vão muito além do mero tratamento físico ou ausência de doenças. Confira algumas dicas para reforçar seus cuidados com sua saúde e conte com a gente para ajudar!

Cuidados preventivos e exames de rotina

Você sabia que mais de 70% dos brasileiros com doenças crônicas só descobriram o diagnóstico após o aparecimento de sintomas? Procure adotar hábitos mais saudáveis desde já, eliminando fatores de risco como o cigarro e visitando sempre seus médicos de confiança. não espere precisar!

Mexa-se para não enferrujar!

Em qualquer idade, praticar exercícios físicos pode fazer uma diferença muito grande na sua qualidade de vida e bem-estar! Estudos indicam que a falta de atividade física provoca 2 milhões de mortes no mundo por ano, sendo que 22% delas são causadas por problemas cardiovasculares e, de 10% a 16%, têm relação com diabetes, câncer de mama, colo e reto. Caso precise de orientação, nossos fisioterapeutas podem ajudar!

Comendo bem para viver melhor

Os alimentos que consumimos e a forma que escolhemos para prepará-los são o combustível que nosso corpo e mente necessitam para funcionar. Embora não seja proibido aproveitar um docinho ou um alimento mais gorduroso de vez em quando, é necessário manter o equilíbrio. Beber muita água, consumir pelo menos 5 porções de frutas e legumes por dia e evitar produtos muito industrializados e processados são algumas das recomendações mais essenciais para cuidar da sua alimentação. Nossas nutricionistas também podem ajudar com orientações e recomendações especialmente elaboradas para você.

Dormindo a gente se renova

O sono é um dos nossos maiores aliados para manter uma boa saúde. Enquanto dormimos, nosso corpo trabalha para manter suas funções em equilíbri, eliminando toxinas, liberando hormônios benéficos, aproveitando melhor os nutrientes adquiridos durante o dia, repondo as células de defesa e com isso também aumentando sua imunidade. É recomendável que um adulto durma pelo menos 8 horas por dia, mas também é preciso dar atenção para a qualidade do sono. Prepare um ambiente que favoreça o relaxamento, reduza a iluminação, garanta o conforto da cama e a temperatura agradável do ambiente.

Cuidados pessoais e com o seu ambiente

Várias doenças contagiosas, virais e bacterianas, podem ser evitadas com a adoção de hábitos de higiene adequados. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, uma vez que lavar as mãos e esterilizar superfícies compõem grande parte dos cuidados para se evitar o contágio. Procure manter sua casa sempre limpinha, evitando acumular louça, trocando as roupas de cama com frequência e limpando o chão com produtos bactericidas. Se você tem um bichinho, o cuidado deve ser redobrado!

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)