Convivência familiar e saúde das crianças durante a quarentena

5 de maio de 2021 Stella Sem categoria 0 Comentários

Mais de um ano se passou, e se muitos pensavam que as restrições impostas pela quarentena do Coronavírus teriam um fim rápido, hoje as famílias já se vêem em uma rotina completamente diferente, que ainda traz desafios, mas também oportunidades. Com as escolas ainda fechadas na maior parte do país, cabe aos pais assumirem alguns novos papéis e transformarem outros, aprofundando o vínculo com as crianças e promovendo o bem-estar tanto físico quanto mental.

Quem acompanha o instagram da Tríade (@clinicatriade) sabe que além de implantar o teleatendimento, ajudando os pais a ficarem em casa, também compartilhamos com frequência dicas de programas para fazer junto com os filhos, recomendações de saúde e cadernos de atividades para os pequenos. Temos falado também sobre os cuidados com a mente em tempos de pandemia. Hoje, vamos relembrar algumas orientações e dar novas ideias para que esse tempo em família possa ser não apenas produtivo mas também gostoso!

Ter uma rotina: a regra número 1!

Mesmo que todo mundo esteja em casa, nada de encarar o dia a dia como se fosse um grande final de semana. Com o estresse dessa nova realidade, é comum que as coisas comecem a ficar muito soltas. Todo mundo passa a dormir mais tarde, não tem hora certa para acordar e nem para fazer as atividades diárias. É preciso um comprometimento muito maior com as rotinas, tentando balancear atividades extracurriculares, lazer, estudos e tarefas domésticas, com horários específicos. De preferência, cada compromisso precisa ter seu cantinho específico, sem distrações. O lugar de estudar, por exemplo, deve ser um ambiente que permita foco total nos conteúdos, longe da TV e outros aparelhos eletrônicos. Não permita que seus filhos estudem deitados e fique de olho na postura. Estabeleça horários específicos para brincar, ir dormir, fazer exercícios, etc. No final de semana, as coisas podem ser mais flexíveis, para manter o senso de recompensa e esforço.

Descobrindo novas formas de convivência familiar

Enquanto antes era possível inserir facilmente uma variedade de programas na rotina da criança, tanto para o seu desenvolvimento pedagógico quanto simplesmente para “gastar energia”, agora é necessário mais criatividade e comprometimento para substituir ou adaptar a natação, o inglês, o reforço escolar, as brincadeiras com os amigos, entre outros. Confira algumas ideias e aproveitem para experimentar algo novo!

Atividades lúdicas e jogos de tabuleiro

É claro que a tecnologia tem dado uma super ajuda nessa quarentena, adaptando muitas atividades e facilitando o contato com os amiguinhos e a família que estão distantes. Mas ter mais tempo em casa pode significar a chance de reaprender atividades simples, usando o que se tem ao redor ou criando os próprios brinquedos. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, adivinhas, criação e interpretação de histórias e muito mais! Se você possui grupos de pais em seus aplicativos de mensagem, aproveite para compartilhar as brincadeiras e trocar dicas! Ah, não deixe de conhecer também os cadernos de atividades que nós preparamos, é grátis!

Acesse os links abaixo para baixar e imprimir:

Atividade para as Crianças – Edição 04

Atividades para as Crianças – Edição 03

Atividades para as Crianças – Edição 02

Atividades para as Crianças – Edição 01

Cozinhando juntos e se alimentando melhor

Uma pesquisa da Unicef mostrou que a quarentena afeta mais os hábitos alimentares das famílias com filhos do que das casas sem filhos. Muitas delas passaram a se alimentar mais com alimentos industrializados, e não conseguiam prover para as crianças uma dieta equilibrada como na escola. Com planejamento, até mesmo a hora de fazer os alimentos pode virar uma fonte de aprendizado, saúde e de boa convivência familiar. Mostrar às crianças a importância de cada alimento, permitindo que participem de algumas tarefas na cozinha pode ajudar a quebrar resistências a determinados ingredientes e ainda ser muito divertido!

Para ajudar vocês a começarem, preparamos também um livro de receitas em que nosso mascote Tiê ensina 5 delícias fáceis de fazer em casa! Para acessar o material gratuito, é só clicar no link abaixo:

Cozinhando com o Tiê – 5 receitas fáceis para fazer junto com as crianças

Dividindo as tarefas domésticas

Fazer as crianças se sentirem uma parte importante da rotina da casa é uma ótima estratégia para diminuir o stress, reduzir a ansiedade e melhorar sua autoestima. Além, é claro, de ensinar valores como esforço, organização e disciplina. Comece incentivando-as a cuidarem do próprio quarto e de suas coisas, recolhendo os brinquedos e arrumando a cama.

Dica extra: Você pode atribuir pontos para cada tarefa executada, e criar um jogo com recompensas e coisas que ela goste!

Exercícios para manter a forma e a saúde

Junto com o problema da alimentação vem o sedentarismo. A maioria das pessoas nessa pandemia tem relatado problemas com o ganho de peso. Inserir atividades físicas na rotina das crianças é importante para combater o tédio e mantê-las ativas, gastando energia! Vocês podem afastar os móveis para abrir espaço para atividades como pular corda, amarelinha, dançar, imitar animais como o sapo ou o urso, entre outros. Muitos espaços de esportes tem feito vídeos e lives para ajudar seus alunos mesmo à distância. Não deixe de conferir para pegar dicas interessantes, e aproveite para entrar também na brincadeira!

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)