Aprenda a identificar os principais sintomas do câncer infantil

Quando se pensa no câncer, muitas pessoas ainda têm a ideia errônea de que se trata de uma doença para se preocupar apenas na idade adulta, ou até mesmo na terceira idade. Apesar da idade ser realmente um fator de risco, a doença pode aparecer em qualquer fase da vida, e é a maior causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes (0-19 anos). O INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima que entre 2020 e 2022 devemos ter 8.460 novos casos, com uma incidência levemente maior entre os homens. No mundo todo, são mais de 400 mil casos todos os anos. A leucemia (doença nos glóbulos brancos) é o tipo mais comum de câncer em crianças, seguido de tumores do sistema nervoso central e linfomas.

Ao contrário dos cânceres em adultos, que possuem um conjunto de fatores já identificados que podem favorecer o seu surgimento, ainda não sabemos identificar causas de risco para o câncer infantil. Porém, existem sintomas que podem ser identificados para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Cabe aos pais ou responsáveis estarem atentos e procurarem ajuda médica caso notem que a criança aparenta palidez recorrente, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e sem febre. Outros sinais incluem perda de peso sem razão aparente, dores de cabeça e vômito persistentes, dores nos ossos, fadiga e alterações nos olhos como pupilas brancas, estrabismo e hematomas. Vale dizer também que nenhum desses sintomas, sozinhos ou não, vai indicar com certeza que alguém está com câncer.

O diagnóstico do câncer infantil é feito através de exames de laboratório, imagem e biópsia. Com a evolução das técnicas de tratamento, hoje sabemos que 80% dos casos podem ser curados. Na década de 70, por exemplo, apenas 58% dos pacientes sobreviviam 5 anos ou mais. Trata-se de uma ótima notícia, mas que também exige que façamos a nossa parte. Assim como nos adultos, aqui também é fundamental um diagnóstico precoce para aumentar muito as chances de sucesso no tratamento.

Seja você responsável ou não por uma criança ou adolescente, é muito importante conhecer os sintomas da doença e ajudar nas campanhas educativas! É para isso que todos os anos temos datas especiais para conscientização, no Brasil e no mundo. O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil é comemorado em 15 de fevereiro. Já o Dia Nacional de luta contra o Câncer Infantil é celebrado em 23 de novembro. Com prevenção e tratamento especializado, podemos ajudar a diminuir ainda mais as mortes por esta doença, que ainda mata uma criança a cada três minutos em todo planeta.