O que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional (T.O.) é uma forma de tratamento, onde o profissional da saúde presta assistência preventiva, curativa e reabilitadora, visando a melhoria na qualidade de vida de seus pacientes.

 

Como atua?

A T.O. através da análise de atividades é capaz de transformar em exercícios, brinquedos, instrumentos musicais, trabalhos manuais ou artesanais e atividades laborativas.

Tem como objetivo principal promover a máxima independência nas atividades de vida diária (A.V.D.) e atividades da vida prática (A.V.P.). As A.V.D. e A.V.P. incluem atos relacionados a: locomoção, comunicação, higiene, vestuário e alimentação.

Orienta adaptações em casa, no ambiente de trabalho e lazer.

O profissional de T.O. está capacitado à prescrever e confeccionar próteses funcionais e de posicionamento, para prevenção de deformidades.

Estas atividades são planejadas com o médico responsável e equipe multidisciplinar, com objetivos pré e pós-cirúrgicos ou corretivos.

 

Com quem trabalha?

Executa programas para crianças com dificuldades de aprendizagem, assim  como, participa ativamente dos programas de estimulação precoce para crianças com atraso do desenvolvimento neuro-psico-motor. Atua com adultos e idosos com dificuldades físicas ou mentais, facilitando a sua reintegração social e no trabalho.

 

Onde atua?

• Clínicas
• Hospitais
• Creches
• Abrigo de idosos
• Postos de saúde
• Escolas especiais
• Atendimento domiciliar

 

Terapia Ocupacional na Intervenção Precoce

Olhar e ver, pegar e sentir, buscar e pegar, poder e agir, pensar e entender, expressar e “viver”!

A Terapia Ocupacional observa o indivíduo avaliando suas potencialidades e dá a ele (indivíduo) a capacidade de fazer uso funcional do seu potencial de ação neuro-psico-motor.

À partir disso a criança busca aprimorar seus conhecimentos e vivências para formar novos focos de ação e aprendizado.

Brincar, para a criança, significa trocar informações com o meio, e para tanto, deve-se proporcionar um ambiente rico de estímulos, mas organizados à sua volta, para que possa proporcionar situação favorável à exploração e conseqüentemente aprendizado.

Damos a criança, o material adequado e as atividades são previamente analisadas para termos a certeza de que será alcançado sucesso, não causando assim, uma diminuição do seu potencial de ação.

Nosso objetivo máximo é voltado para AVDs (Atividades de Vida Diárias), que são assim classificadas: locomoção, comunicação, alimentação, higiene e vestuário.

Se necessárias adaptações ao indivíduo (órtese e prótese) e ou do ambiente (móveis, talheres, peças do vestuário, etc.), as mesmas serão analisadas, prescritas, treinadas e supervisionadas por profissional especializado (T.O.).

Toda família é orientada e treinada com relação ao manuseio da criança em casa, o que favorece um incremento ao tratamento, uma vez que as visitas ao consultório ocorrem 2 ou 3 vezes por semana.

Observamos o aspecto postural e tônico da criança, e se necessário fazemos a intervenção junto com os profissionais da equipe (fisioterapeutas e fonoaudiólogas), para que o ganho seja efetivo em todas as áreas.

Atendemos crianças de todas as idades, mas para que ocorra a  “Intervenção Precoce”, torna-se mais eficiente se a mesma for encaminhada assim que se detecta a deficiência.

Novo Endereço
Rua Nagib Izar, 296
Tatuapé – São Paulo – SP
03337-070

11 2674.9944 / 2674.6664
atendimento@clinicatriade.com.br

Últimos Posts

  • 29 de agosto de 2014 Nova marca

    Nova marca

    ...

  • 27 de agosto de 2014 Novo endereço

    Novo endereço

    Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro pos...

Facebook