O que é a RPG?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas musculares, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente por fisioterapeutas.

 

A técnica

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos mais dor. Por isso, criamos automaticamente, um mecanismo de “compensação” para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para não temos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o peso corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

 

O tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

 

Princípios

A técnica de RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um equilíbrio e viver com harmonia com o corpo.

 

Em que patologias a RPG é indicada?

• Ortopédicas: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical, dor dorsal, etc.
• Neurológicas: hérnia de disco e labirintite.
• Reumatológicas: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.
• Respiratórias: asma, bronquite, etc.
• Somáticas: stress, distúrbios circulatórios e digestivos, etc.

Enfim a R.P.G., visa requilibrar o indivíduo a seu corpo e não trata somente a Patologia instalada, atua também na causa e prevenção.

 

Como é realizada uma sessão de R.P.G. ?

A terapia é individual, realizada através de posturas suaves e progressivas (deitada, sentada ou em pé ) com o auxilio e correção constante do fisioterapeuta.

 

Quando é indicada a R.P.G. ?

Esse método é indicado nos seguintes casos:

  1. Correção postural;
  2. Minimiza e trata problemas crônicos como hérnia de disco, osteoartrose,escoliose, ciatalgia, tendinite;
  3. Aumenta a flexibilidade corporal;
  4. Diminui a tensão dos órgãos internos (melhorando as funções intestinais, o sistema respiratório e o metabolismo);
  5. Melhora a estética corporal, devido a melhora na postura;
  6. Atua nas dores causadas pelo stress ( como em região cervical, músculo Tropézio);
  7. Também utilizada durante a gestação diminuindo o desconforto causando pela postura, mas, principalmente utilizada no período pós parto, onde as mulheres necessitam realinhar o corpo.

 

Qual é a freqüência das terapias?

Normalmente são realizados uma vez por semana, porém alguns casos necessitam de uma frequência maior.

 

Qual a vantagem do R.P.G. em relação aos tratamentos convencionais?

A vantagem é que no R.P.G. o trabalho realizado é individual , e específico para cada paciente, visando o reequilíbrio global do individuo (postura, órgãos internos, coluna e respiração), respeitando os limites e condições de cada um.

 

Qual é o tempo do tratamento ?

O tempo de tratamento varia de acordo com cada indivíduo e suas patologia.

Em casos crônicos, de patologias já instaladas, como por exemplo uma escoliose, o tratamento será mais longo do que em um indivíduo com má postura sem deformidades instaladas.

Novo Endereço
Rua Nagib Izar, 296
Tatuapé – São Paulo – SP
03337-070

11 2674.9944 / 2674.6664
atendimento@clinicatriade.com.br

Últimos Posts

  • 29 de agosto de 2014 Nova marca

    Nova marca

    ...

  • 27 de agosto de 2014 Novo endereço

    Novo endereço

    Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro pos...

Facebook