Psicopedagogia

[vc_row][vc_column][md_special_heading style=”style-1″ border_color=”dark” fontweight=”500″ color=”#1e2733″ fontsize=”30″ lineheight=”36″ css_animation_delay=”0″]Terapia infantil[/md_special_heading][md_text fontsize=”14″ lineheight=”26″ css_animation_delay=”0″]

A psicopedagogia compreende a avaliação e tratamento das dificuldades implicadas no processo de ensino-aprendizagem, considerando-se os aspectos psicológicos, orgânicos e sociais (escola e família) do paciente.

A prática psicopedagógica é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado como na percepção de dificuldades (diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).

  • Vivenciar e construir projetos, buscando operar na prática clínica individual e grupal.
  • Desenvolver projetos institucionais, principalmente aqueles relacionados a escola.
  • Aprimorar a percepção de si mesmo e do outro, enquanto se individual, social e cultural e no seu papel de psicopedagogo.
  • Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem.
  • Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem.
  • Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. 
  • Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.

A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.

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