É considerada uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas.

Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

 

Ouvido 

orelha ou ouvido é o órgão usado pelos animais para detectar ondas sonoras. Nos mamíferos ele se apresenta aos pares e se localiza na cabeça, podendo estar localizado em outras partes do corpo ou mesmo ser ausente em outros animais.

 

Nariz

Nariz é a parte externa do sistema respiratório de alguns animais. O nariz é constituído pelas tatus nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. É constituída essencialmente por lâminas cartilagíneas. As fossas nasais compreendem o espaço situado entre as coanas e as narinas; são divididas pelo septo nasal. Os ossos que compõem o nariz são: o frontal, os nasais e os maxilares.

Dentro do nariz existem pequenos fios, os cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar grudam nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo.

Seios paranasais são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal.

A inflamação dos seios paranasais é chamada de sinusite.

 

Faringe

faringe é porção da anatomia que conecta o nariz e a boca, à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entre estes dois aparelhos.

A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correto (traquéia).

Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Em seguida o alimento desce para o esôfago.

A faringe humana é divida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral; e laringo-faringe, posterior à laringe.


Laringe

laringe é um órgão fibromuscular, situado entre a traquéia e a base da língua. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiróide, a cricóide e a epiglote e três partes de cartilagens: aritnóide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais; as de cima, falsas; as de baixo, verdadeiras.

Resumindo, é um tubo muscular, que permite a passagem de ar para a faringe.

Novo Endereço
Rua Nagib Izar, 296
Tatuapé – São Paulo – SP
03337-070

11 2674.9944 / 2674.6664
atendimento@clinicatriade.com.br

Últimos Posts

  • 29 de agosto de 2014 Nova marca

    Nova marca

    ...

  • 27 de agosto de 2014 Novo endereço

    Novo endereço

    Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro pos...

Facebook