Fisioterapia Neurológica

O seu bebê faz isso?

Recém-Nascido
Ao nascer, o bebê mantém uma relação muito forte com a mãe, sentindo-se como fazendo parte do seu corpo. Nesta fase, o bebê deita em posição fetal (corpo encolhido), mantendo as mãos fechadas. Reage ao som, a luz e ao toque.

Aos 3 meses
A partir dos três meses, o bebê consegue sustentar a cabeça, ficar com os braços soltos e as mãos abertas. Começa a sorrir e seguir com os olhos e a cabeça objetos e sons apresentados. Presta atenção ao que está a sua volta e já tenta pegar os objetos mostrados, apesar de não conseguir.

Aos 6 meses
O bebê já é capaz de pegar objetos que vê, combina os movimentos das mãos e olhos, passa os objetos de uma mão para outra. Se colocado de bruços (deitado de barriga para baixo), vira de lado e de barriga para cima sem ajuda. Arrasta-se de barriga para baixo. Começa a descobrir o próprio corpo (é quando leva o pé à boca). Reconhece objetos, manipulando-os e colocando-os na boca.
A partir do sexto mês o bebê é capaz de ficar sentado sem apoio.

Aos 9 meses
Nesta fase, o bebê emite sons o tempo todo. Senta sem apoio. Engatinha e fica em pé com apoio.

Aos 12 meses (1º aniversário)
Ao completar 1 ano de vida, a criança pode andar sem ajuda. Começa a falar as primeiras palavras e entende ordens simples. Imita o que vê e mostra o que quer com o dedo. É capaz de perceber coisas que estão escondidas. Gosta de brincar de “esconder” e tentar encaixar e empilhar objetos.

Aos 18 meses
A criança anda com segurança, porém corre desajeitadamente. Quer subir, abrir e mexer em tudo o que vê. Começa controlar “xixi/cocô” e usar o peniquinho. Fala mais palavras do que no primeiro ano de vida.

Aos 24 meses (2º ano de vida)
A criança corre com segurança, cria situações e histórias novas em suas brincadeiras. Gosta de rabiscar e é capaz de folhear as páginas de um livro.

Também se observa um enorme grau de liberdade criativa baseado nos conceitos gerais de cada método e na competência e profissionalismo de cada fisioterapeuta.

Considerando-se que, seja qual for o método, o objetivo geral é promover o aprendizado ou reaprendizado motor desenvolvendo nos pacientes a capacidade de executar atividades motoras o mais próximo possível do normal.

Outras Especialidades

Audiologia Educacional

A audiologia educacional consiste na indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas em crianças e adultos, através de testes objetivos e subjetivos.

Estimulação Precoce

A Estimulação Precoce é uma série de exercícios para desenvolver as capacidades da criança, de acordo com a fase do desenvolvimento em que ela se encontra.

Exames Auditivos

O Centro Audiológico com equipamentos de alta tecnologia para realização de exames para o diagnósticos e detecção precoce de possíveis perdas auditivas.

Fisioterapia Neurológica

A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo minimizar os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível.

Fonoaudiologia

Atua na prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de comunicação oral e escrita, voz, audição e funções orofaciais a todas as faixas etárias.

Otorrinolaringologia

Uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas, envolvendo as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

Psicologia e Psicopedagogia

Tratamento para dificuldades emocionais, visando remover sintomas ou ressignificar experiências traumáticas, além de colaborar para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

RPG

A Reeducação Postural Global é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano considerando as necessidades individuais de cada paciente.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional (T.O.) trata de forma preventiva, curativa e reabilitadora, visando a qualidade de vida de seus pacientes.